TOP 5: Músicas para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ | Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com

TOP 5: Músicas para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Em comemoração da data, o LB separou músicas sobre o orgulho LGBTQIA+ de cantores latinos e brasileiros que fazem parte da causa

Neste domingo (28), o Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em todo o planeta. Devido ao coronavírus, tradicionais eventos como a Parada de São Paulo, uma das maiores do mundo, foram adiados para o fim do ano. Mas, mesmo vivendo uma pandemia mundial, não há como deixar a data passar em branco. Pelo contrário, hoje a ocasião é lembrada de muitas outras maneiras.

A história começa há exatos 51 anos, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, nos Estados Unidos, enfrentaram a opressão policial da época. Nos anos 1960, relações entre pessoas do mesmo sexo eram intoleráveis em vários lugares do país, principalmente em Nova York. Enquanto pessoas eram atacadas pelas autoridades, uma multidão resolveu se manifestar e lutar contra a violência e a discriminação. Considerado um dos maiores marcos da luta pelos direitos LGBTQIA+, o local foi transformado em um monumento em homenagem à causa.

Pensando em uma forma de comemorar a data, o Latinos Brasil separou um TOP 5 com cantores que fazem parte dessa luta. Confira:

5 – Lo Mejor De Mi Vida Eres Tu – Ricky Martin

A música faz parte do álbumMúsica + Alma + Sexo”, de 2011. A letra e o vídeo da canção falam sobre diversidade de uma forma geral, mas tem um significado especial por ter sido lançada após o cantor assumir sua homossexualidade.

4 – Diaba – Urias

A música da cantora trans Urias faz justamente uma crítica sobre as dificuldades e a violência que mulheres trans sofrem, mas também passa a mensagem de empoderamento. Como se a representatividade na faixa já não fosse de se orgulhar, o clipe ainda levou o prêmio de “Melhor Direção de Arte” no Berlin Music Video Awards (BMVA).

3 – Indestrutível – Pabllo Vittar

Superação. Essa é a palavra que gira em torno da música e do clipe que evidenciam a luta contra a violência a jovens LGBTQIA+. A faixa faz parte do álbum de estreia da Pabllo intitulado “Vai Passar Mal”, de 2017.

2 – Libertad – Christian Chavez e Anahi

Em 2011, Christian Chavez lançou a música que fala, como o nome mesmo já diz, sobre liberdade. A letra da canção gravada com a Anahi deixa claro que o “defeito” é belo também e que não devemos ter vergonha de ser quem somos: “Libertad, libertad / No voy abandonar mis sueños / Libertad, libertad / Es tiempo de vivir sin miedo”.

1 – A Quien Le Importa – Thalia

A música regravada e lançada em 2002 pela cantora, uma defensora dos direitos LGBTQIA+, é, na verdade, um cover. A versão original é da banda de rock espanhola Alaska y Dinarama, mas na voz da Thalia ganhou muito mais visibilidade. A canção é reconhecia como um hino para a comunidade e fala sobre ser você mesmo e não mudar nada do seu jeito por causa de críticas.

Lembrando que hoje é dia de comemorar o orgulho LGBTQIA+, mas também de apoiar e defender a causa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *