Emmy Awards: a lista dos indicados já saiu, mas onde estão os latinos? | Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com

Emmy Awards: a lista dos indicados já saiu, mas onde estão os latinos?

Assunto levantou discussão - novamente - na internet

* Essa é uma matéria de opinião pessoal

O assunto “representatividade latina” na indústria do entretenimento não é novidade para ninguém. Quem acompanha as principais premiações, sabe muito bem que poucos são os nomes latinos na lista dos indicados e após o anúncio dos indicados ao Emmy Awards 2020, essa discussão veio à tona novamente.

Foto: Divulgação

O fato é que, após o movimento Black Lives Matter, que movimentou o mundo durante a quarentena, esperava-se mais diversidade na escolha de diretores, roteiristas e atores, mas não foi bem isso que aconteceu: uma análise dos indicados ao Emmy 2020 mostrou que 33% dos nomeados na categoria de atuação são negros – comparado aos 15% dos últimos cinco anos. No geral, artistas de cor representam 37% do total, 6% a mais do que os últimos 5 anos. A participação feminina também teve uma leve subida nas categorias de direção e roteiro, somando 36% por cento – uma melhoria significativa, já que, nos últimos cinco anos, as mulheres não representavam, nem 13% dos indicados, porém, onde estão os atores latinos?

É claro que não vamos deixar de vibrar com as 4 indicações à Shakira e Jennifer Lopez, pelo show de intervalo do Super Bowl LIV, em fevereiro deste ano. O espetáculo chamou a atenção, com muita latinidade e ficou entre os 10 mais assistidos da história do evento. Mas… e os atores? Diretores? Roteiristas?

Foto: Divulgação

De acordo com o Los Angeles Times, nos últimos seis anos, não houve artistas latinos entre os indicados e os coadjuvantes de séries de comédia ou drama, apesar de representarem 18% da população. Sabemos que, em se tratando de atores latinos, o que não falta é talento: Justina Machado, Rita Moreno, Laura Gómez, Melissa Barrera e diversos outros nomes.

Não queremos ser ignorados

Como afirma o site The Daily Beast, “essas decepções seriam hilárias se não fossem tão desmoralizantes”. Essa falta de representatividade é frustrante, já que são anos e anos de debates, discussões e protestos, para pouca ou nenhuma mudança. Parece que a indústria simplesmente não liga – ela sabe que esse assunto é de extrema importância, mas perde a oportunidade de levar todo movimento a sério. A situação se repete também nas emissoras americanas, que quase sempre cancelam séries latinas (a maioria das vezes, com muito mais qualidade que as americanas) – não podemos deixar de citar aqui o cancelamento do spin-off de ‘Jane: The Virgin’ em troca do spin-off de Riverdale, que, como esperado, não deu certo.

O fato é que precisamos falar sobre isso. Os latinos fazem parte da indústria, são destaque nas produções e merecem ter seus trabalhos reconhecidos. Até quando essa exclusão vai permanecer? O que mais é preciso ser feito para perceberem que sim: nosso trabalho é incrivelmente bem feito, possui muita emoção, profundidade e profissionalismo – e merece muitos e muitos Emmy’s e Oscars.

Fica aqui essa reflexão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *