Criolo une arte e tecnologia em primeiro show em XR do Brasil | Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com

Criolo une arte e tecnologia em primeiro show em XR do Brasil

Em entrevista ao Latinos Brasil, Criolo revelou que a CrioloXR é um projeto que uniria arte e tecnologia. Dito e feito! Aconteceu no último sábado (23) o primeiro show em realidade estendida realizada no Brasil. CrioloXR, como foi chamada, teve apresentação única transmitida pela Criolo TV, canal do rapper na Twitch. E ao contrário do que muitos acharam: foi ao vivo! Tudo acontece em tempo real.

Criolo e DJ DanDan na Crioloo XR (Foto: Reprodução/Print Screen/ Twitch)

Com uma hora de duração, o rapper não se apresentou sozinho. Ao seu lado também cantou seu parceiro de longa data, DJ DanDan. Ao longo do show, eles cantaram juntos 12 músicas, incluindo os lançamentos “Sistema Obtuso” e “Fellini”.

DJ DanDan e Criolo na Crioloo XR (Foto: Reprodução/Print Screen/ Twitch)

Mas, afinal, o que é realidade estendida (XR)?

Em outras palavras (e simplificando muito), é um telão de LED unido a pessoas talentosas. Isso porque o primeiro passo é ter um fundo com LED. As imagens projetadas são criadas a partir de um programa de criação de games, chamado “Unreal Engine”. Já o papel das câmeras é captar os movimentos e projetá-los em perspectiva em relação ao ambiente. Juntando todos esses passos, os gráficos criados são exibidos no telão e a perspectiva cria uma sensação de 3D, como se a pessoa estivesse mesmo dentro da imagem projetada.

DJ DanDan e Criolo na Crioloo XR (Foto: Reprodução/Print Screen/ Twitch)

Sobre o show

Teve muita música sim, como já era esperado. Mas se engana quem pensa que o evento se resumiu apenas a isso. Vindo de rodas de sarau do Grajaú, Criolo começa o show sozinho, recitando as letras de uma de suas canções mais conhecidas: “Ainda Há Tempo”. Após esse início, ele apresenta o projeto do mesmo modo que começa suas lives na Criolo TV “Bom dia, boa tarde, boa noite, sejam todes bem vindos a Criolo TV”. Sobre a Criolo TV, ele lembra que a criação de seu canal na Twitch se deu pela necessidade de criar ambientes de afetividade, que ele descreve como “um oásis digital nessa loucura cibernética”. O cantor anunciou também que a CrioloXR é um projeto antigo, mas que só conseguiu ser feito agora, e diz

“Onde você estiver, receba nosso afeto. Estamos vivendo dias difíceis, que vocês possam receber todo nosso afeto”.

Mas ele não foi o único a recitar durante o evento. DJ Dan Dan também teve seu espaço, ocupando a câmera, já sem efeitos algum, com transmissão em preto e branco. Em diversos momentos, Criolo e Dan Dan intercalam poesias entre as músicas.

DJ DanDan (Foto: Reprodução/Print Screen/ Twitch)

Como Criolo é conhecido por seu engajamento social refletido em seus projetos, com a CrioloXR não foi diferente. Em parceira da Anistia Internacional no Brasil com a Fiocruz, o rapper levou à sua live a campanha “Doe Ar”, em que o público podia doar através de um QR Code. As arrecadações serão convertidas em cilindros de oxigênio e insumos para hospitais na Amazônia.

Foto: Reprodução/Print Screen/ Twitch)

Em relação aos lançamentos, ouvindo os fãs no chat, a dupla apresentou novamente o hit “Sistema Obtuso” no final do show. Para balancear, em seguida finalizar com “Grajauex” de 2011, faixa de seu primeiro álbum “Nó na Orelha”. Lembrando que cada música teve um visual exclusivo.

Confira abaixo a seltist programada para o show:

(Reprodução/Print Screen/ Twitch)

A CrioloXR foi resultado de mais uma parceria entre o cantor e Tito Sabatini e Denis Cisma, que dirigiu seu último videoclipe “Sistema Obtuso”. O evento que chegou a ter 28 mil visualizações simultâneas, foi feita por uma equipe de profissionais só brasileiros. E para encerrar a live, que foi realizada seguindo todos os protocolos de saúde, Criolo deixa uma mensagem de incentivo à nova geração de MCs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *