Criolo fala sobre primeiro show em realidade estendida do Brasil | Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com

Criolo fala sobre primeiro show em realidade estendida do Brasil

Em entrevista exclusiva, o rapper dá detalhes sobre o evento e sobre suas criações

O ano de 2020 foi movimentado para o rapper Criolo. Mesmo sem álbum novo, o ano já começou com o EP “Existe Amor”, em parceria com ninguém menos que Milton Nascimento. Depois, vieram parcerias com Elza Soares, Silva e encerrou o ano com o sucesso “Sistema Obtuso”, parceria com Tropkillaz. Além, é claro, da criação da Criolo TV, na Twitch.

E ao que tudo indica, esse ritmo de grandes lançamentos continua em 2021. Isso porque, já na primeira semana de janeiro, Gal Costa lançou uma parceria com o cantor paulistano em nova versão da música “Paula e Bebeto”. E claro, o lançamento do seu novo single “Fellini”, carregada de uma das principais características do cantor: críticas socioculturais. Sem contar que ele está há poucos dias de fazer o CrioloXR, primeiro show em realidade estendida (XR) do Brasil.

Com tantas novidades e projetos em produção, Criolo conversou com exclusividade com o Latinos Brasil e contou mais sobre o show.

Foto: Reprodução/Instagram

Sucessos e inspirações

LB: Você é rapper, mas já tem trabalhos com samba e até com eletrônico (Etérea). Como é o seu processo de criação sonora?

Criolo: A criação é acionada quando alguma coisa me chama atenção, quando a emoção é visitada e às vezes leva um tempo pra entender o que está acontecendo. E sempre vem já com algo de melhoria junto, que sugere já onde isso possa dar sonoramente. Muito raro vir um texto sem som na minha cabeça. Ele sempre vem com pulsação e ritmo, outras vezes algo que escuto e me diz algo e por aí vai.

LB: Em uma entrevista, você disse que não sabia se faria seu primeiro álbum (Nó na Orelha) e hoje você já teve até indicação ao Grammy. O que essa trajetória significa para você e para sua carreira?

Criolo: Me fala muito da importância das pessoas em nossas vidas. Eu recebi oportunidades e ajuda, e continuo com essa sorte, essa oportunidade de cantar, de iniciar algum trabalho e o mais importante e raro: oportunidade de tempo pra tentar melhorar por dentro.

Sem as pessoas e o enxergar da importância delas que nos salvam todos os dias, sem a gente nem saber, nada acontece.

 

LB: Você já tem parcerias com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Elza Soares e Gal Costa (só para citar alguns). Tem algum artista que você gostaria muito de fazer uma parceria, mas ainda não aconteceu?

Criolo: Eu deixo pra música criar essas situações de pequenos milagres. A gente quer muito uma coisa, mas uma outra vem e a gente percebe só na hora o quanto aquilo é /foi valioso. A música é generosa e eu aguardo.

Criolo e Milton Nascimento em parceria “Existe Amor” . Foto: Reprodução/Instagram

Lançamentos durante a pandemia e próximos projetos

LB: Durante a pandemia você começou a Criolo TV. Qual sua maior motivação para fazer e continuar fazendo isso?

Criolo: Criar um ambiente de troca de conteúdos e construção de afeto, mesmo distantes fisicamente, criamos um lugar de construção e encontro.  Isso é gratificante.

LB: E quais são suas maiores inspirações durante a pandemia? O que você mais tem escutado e que você sente que tem te influenciado nos seus novos trabalhos?

Criolo: Li muitos poemas e pude ter contato com a arte feita de pessoas de todos os cantos do Brasil. E dos trabalhos sociais e culturais resistindo a todo tipo de dificuldade. Isso inspira e fortalece a fé em nossos jovens.

LB: Esse mês você fará o primeiro show em realidade estendida do país. O que podemos esperar?

Criolo: Estão preparando com muito carinho esse momento e estou ansioso pra que chegue logo o dia. É uma nova tecnologia pra gente, e as possibilidades são infinitas. Não se perder nelas e expressar aquilo que a música pede é um desafio dos bons. A parte técnica é um mundo gigante que exige muito e nossos profissionais aqui do Brasil não perdem pra ninguém em qualquer parte do mundo. Vamos unir tecnologia e arte. Estou ansioso e muito grato por tantas pessoas estarem envolvidas nesse trabalho com muita dedicação e estudo.

O que é um show em XR?

No vídeo abaixo, Criolo faz o convite e já explica o que é realidade estendida e como vai ser o show inédito.

Lembrando que o primeiro show em realidade estendida do Brasil será feito pelo Criolo no dia 23 de janeiro, às 21h, na Criolo TV, na Twitch. Pode anotar no calendário também que o evento será gratuito e não precisa de inscrição, é só se conectar! Além dos sucessos de Criolo, os dois últimos singles do rapper, “Sistema Obtuso” e “Fellini”, já estão mais que confirmados. Enquanto o dia do show não chega, confira abaixo o lyric video de “Fellini”:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *