Ana Clara fala sobre o lançamento de "Fã Declarada" e a presença das mulheres na música | Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com Latinos Brasil | www.latinosbrasil.com

Ana Clara fala sobre o lançamento de “Fã Declarada” e a presença das mulheres na música

Na tarde da última quinta-feira (27), o Latinos Brasil bateu um papo com a cantora Ana Clara. Conversamos com ela sobre sua carreira, a participação das mulheres no mundo da música. E claro! O  lançamento do seu novo trabalho musical, o EPFã Declarada”. 

O projeto chegou em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira (28). Composto cinco músicas repaginadas e uma que leva o nome do EP, “Fã Declarada” marca uma nova etapa na carreira de Ana Clara. É uma prévia do que vem pela frente nos próximos trabalhos da artista. 

Com uma longa trajetória na música, a catarinense é considerada revelação feminina na nova geração do samba.

Confira a entrevista completa

Latinos Brasil: Quando surgiu a ideia do EP? Foi na quarentena? Você pode compartilhar com a gente como foi a criação e produção do material?

Ana Clara: A gente estava com tudo pronto já para fazer a gravação do nosso DVD em abril, foi quando estourou todo o lance da pandemia. Então a gente teve que dar uma mudada no nosso cronograma. Foi aí que lançamos o projeto do “Bate Bola” que foram seis músicas para as pessoas aprenderem a cantar, enfim achando que rolaria essa gravação na metade do ano. 

Acabou que não aconteceu isso, e foi onde a gente teve a ideia de lançar o EP com cinco músicas do “Bate Bola” que já foram lançadas, mais uma inédita que é “Fã Declarada” para criar essa proximidade e que as pessoas se aproximem cada vez mais desse projeto novo que é esse DVD que tá vindo. 

É  um EP que vem com banda, já vem com outra roupagem, é muito próximo do que a gente vai fazer realmente nessa gravação. Assim na verdade não era para gente estar lançando esse EP, era para gente já estar lançando o DVD, mas, enfim por conta de todos os problemas que estamos enfrentando, tivemos que dar uma mudada. Mas, eu acho que nada acontece por acaso, a gente pensa muito nesse lance de continuar gerando conteúdo para as pessoas.  

Então agora é o começo de uma nova história, como já tá bem pertinho de acontecer, provavelmente essa gravação vai rolar em outubro. Eu estou feliz com essa nova fase!

Latinos Brasil: O que você já pode adiantar para gente do DVD, você pode antecipar algo sobre esse projeto?

Ana Clara: Esse projeto com certeza vai ser um divisor de águas na minha vida. Algo que vem muito com a minha cara, minha personalidade. Um projeto feliz, animado, muito alto astral e energia total positiva.  

Não posso falar muita coisa da gravação porque a gente ainda tá viabilizando e vendo de que jeito vamos fazer isso. Mas com certeza vai ser um projeto diferente de tudo que eu já fiz. Eu espero que as pessoas estejam na mesma sintonia e se identifiquem  tanto  quanto eu me identifiquei.

Latinos Brasil: Agora falando do samba, ele em sí já possui grandes vozes femininas, como a Alcione e a Leci Brandão. Você já enxerga ou vê futuramente um movimento de mais mulheres nesse ritmo?

Ana Clara: Eu acho necessário, não só no samba, mas em todos os gêneros. Quanto mais mulheres tiver, mais a gente vai conseguir quebrar essa resistência, como aconteceu no sertanejo. Eu espero muito que isso aconteça no samba,  essa reciclagem, essa renovação ela é necessária em tudo na vida. 

Por que quando a gente pensa em samba, a gente já pensa nessas pessoas que já tem uma carreira consolidada. Essa nova geração não tem ninguém que marque, porque Maria Rita, por exemplo, já é de outra geração diferente da minha. Então eu acho que é necessário, eu luto e incentivo o máximo de mulheres possível para estarem comigo empreitada!

Latinos Brasil: Como você vê a presença feminina no Samba e nos outros ritmos?

Ana Clara: No samba eu vejo muito pouco, de uns tempos pra cá até que eu tô vendo uma movimentação diferente, novos nomes surgindo, novas mulheres mais jovens. 

Nos outros ritmos a gente tem mais, como no sertanejo, que tem uma juventude que veio com tudo, tipo acabando com tudo que veem pela frente. Eu espero muito que aconteça o mesmo dentro do meu segmento.

Latinos Brasil: Você tem alguma parceria que você gostaria de fazer, se possível trabalhar mais para frente?

Ana Clara: A Ivete Sangalo, ela é uma pessoa que eu admiro muito. Se algum dia Deus me abençoar com esse momento vai ser maravilhoso, sou muito fã do trabalho dela!

Latinos Brasil: Hoje com 13 anos de carreira, se você pudesse voltar no tempo, qual mensagem você deixaria para Ana Clara do início da carreira e para Ana Clara do futuro. O que você diria a elas?

Ana Clara: Para a Ana Clara do passado eu diria, “vai sem medo, vai de peito aberto, dificuldades vão aparecer, mas quando se trata de algo que amamos, de um sonho, não tem, a gente sempre vai ter que dar tudo de si”. 

E se fosse para a Ana do futuro, seria “meu continua na caminhada por que ela ta só começando, mas, sempre mantenha o foco, determinação e dedicação” .

Assista ao vídeo da música “Fã Declarada”: 

** Créditos foto destaque: W. Henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *