Connect with us

Reik é a banda homenageada da semana no Latinos Brasil

Especiais LB

Reik é a banda homenageada da semana no Latinos Brasil

Após uma disputa super acirrada, o rapazes da banda Reik foi o escolhida para ser homenageada no Especial LB. Um fato inédito ocorreu durante o período em que a enquete esteve disponível. Os mexicanos empataram com o colombiano J Balvin, sendo assim tivemos que fazer uma segunda enquete para desempate, e com 51%, a vitória foi deles.

O trio é formado por Jesús Navarro (vocalista), Gilberto “Bibi” Marín (guitarra elétrica) e Julio Ramírez (guitarra acústica). O nome do grupo vem do inglês rake e o reflete a pronúncia correta do idioma. Mas quem são esses três rapazes que se juntaram para fazer música?

Bom, vamos começar pelo vocalista Jesús Alberto Navarro Rosas, ou Chuy como é chamado carinhosamente pelos fãs. Ele nasceu no dia 9 de julho de 1986 em Mexicali, e é dono de uma voz singular. Desde os 6 anos de idade demonstrava amor ao canto, pois fazia parte das crianças que cantava durante a missa de igrejas católicas. Além de brilhar com seus companheiros, teve  a honra de cantar ao lado de diversos cantores consagrados, sendo algum deles, a Thalia, Samo, Leonel Garcia, Beatriz Luengo e Rosana.

Gilberto Marin Espinoza, ou simplesmente Bibi, também nasceu em Mexicali. Seu nascimento foi no dia 26 de janeiro de 1983, e desde muito pequeno toca guitarra. Embora tenha começado a estudar arquitetura mais tarde, ele acabou abandonando o curso para se dedicar somente a música.

Por fim, temos o responsável pela guitarra acústica, Julio Ramirez Eguía, que nasceu dia 21 de dezembro de 1987. Aos 12 anos Julio descobriu sua paixão pela música e pediu para que seus pais comprassem uma guitarra. Aos 14, ele formou seu primeiro grupo que veio a se chamar de Within, o conjunto ficou muito popular entre o público que tinha sua idade.

Foi no ano seguinte, Julio Ramírez compôs sua primeira música junto com alguns amigos, sendo um deles Jesus Navarro. A canção ganhou o nome de “Ahora sin ti“, e por sugestão do Chuy e Gerardo Barreto, eles decidiram formar um novo grupo, e logo gravaram outra música chamada “Levemente“, que rapidamente se tornou querida do público.

Em meados de 2003, a Sony Music entrou em contato com Jesus Navarro, que logo passou a informação ao seu parceiro de que a gravadora tinha interesse em contratá-los. Reik se formou no ano seguinte com a entrada de Bibi, e juntos lançaram seu primeiro disco homônimo no começo de 2004. Com grandes sucessos como Yo QuisieraQué Vida la Mía e Noviembre Sin Ti,  o grupo foi indicado para prêmios como o Los Premios MTV Latinoamérica, e o Grammy Latino 2005.

Com o grande êxito alcançado com apenas um disco, eles gravaram também o seu primeiro DVD “Sesión Metropolitana” no Teatro Metropolitan, na cidade do México. No espetáculo houve a participações de Sin Bandera , Natalia e La Forquetina, onde interpretaram a música “Amarte Duele“, que fez parte da trilha sonora do filme que levou o mesmo nome, e com Kalimba, no qual cantaram a música “Niña“.

Com influência no trio inglês BBMakRobbie WilliamsGustavo CeratiSin BanderaShakiraMaroon 5, e Cold Play, o trio mexicano se tornou conhecido por todo país, e em 2006 eles lançaram o segundo álbum intitulado de “Secuencia. O disco foi produzido por Kiko Cibrián e conta com 11 faixas, nas quais 4 são dos próprios integrantes. O projeto recebeu uma nomeação na  20ª entrega dos Prêmios Lo Nuestro, na categoria Álbum Pop do Ano.

Sua terceira produção discográfica chegou e ganhou como título o nome “Un Día Más”, gravado na Argentina com “Cachorro” Lopez como produtor, que compôs 9 das 11 músicas do álbum. Seu primeiro single se chama Inolvidable. Em 2009 Reik gravou um dueto com a cantora e atriz Maite Perroni. Intitulada “Mi Pecado“, foi tema da novela mexicana de mesmo nome, onde Maite foi protagonista.

Seu quarto  álbum se chama “Peligro“, gravado e mesclado em Sonic Ranch (Texas, Estados Unidos) por Fabrizio Simoncioni e produzido por Kiko Cibrián e Ettore Grenc, sendo lançado em 2011. O single carro chefe leva o título do CD, e carrega consigo sons eletrônicos vanguardistas, e com forte influencia da música pop atual. O último single deste projeto foi “Creo En Ti“, que ganhou versão inglês, e inclusive português.

Na época, foi uma surpresa para os fãs brasileiros, que já começaram a ficar esperançosos em tê-los aqui no país. E foi no dia 15 de agosto de 2012, que o trio, que já era conhecido em toda a América Latina, Estados Unidos e Europa, desembarcaram no Brasil pela primeira vez. Por aqui eles divulgaram o trabalho em programa de rádios, jornais, revistas, e TV. Nessa visita eles foram ao extinto programa Acesso MTV, apresentado por Titi Muller e Marimoon.

Reprodução do Facebook Acesso MTV

No ano seguinte eles lançaram o segundo DVD, chamado “Reik en vivo desde el Auditorio Nacional“, que começou a ser vendido no mês de março no México. O registro incluiu 26 músicas, além de material de bastidores. O show aconteceu em novembro do ano anterior e foi gravado por nove câmeras em HD no “Coloso de Reforma”.

Atualmente os mexicanos estão com a tour internacional do último álbum lançado até o momento, que se chama “Des/Amor“. Lançado no ano passado, o projeto teve vários singles lançados como Ya me enteré, Qué gano olvidándote, e ganhou muita popularidade com Voy a olvidarte, We only have tonight, NáufragosAl fin estás aquí, e o mais recente “Un amor de verdad”.

Em recente entrevista, Julio falou um pouco do que o grupo está pensando pro futuro. “Espero que seja um 2018 cheio de shows. Nossa tour passada durou 3 anos, e tomara que a Tour Des/Amor seja ainda maior. A ideia é não se aborrecer, fazer coisas novas, que vem da mão de novas músicas para seguir fazer shows. Da parte geográfica não sei, porque queremos voltar pra Espanha para conquistar o país.” Finalizou o músico.

O que podemos deixar claro é que não vemos a hora de ser inclusos na agenda de shows, e que desejamos que 2018 alguma empresa se interesse em traze-los. Produção, fica a dica, nunca te pedi nada.

#EspecialLB dessa semana acaba aqui, mas esperamos que tenham gostado e que fiquem de olho em nossas redes sociais, pois toda quinta-feira tem uma enquete com artistas especiais para serem escolhidos por vocês, e claro, serem homenageados aqui.

 

 

Continue Reading

Jornalista, amante de séries e filmes. Aquele ouvinte de música latina e sertaneja. Pacífico e observador.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Especiais LB

To Top