Precisamos falar sobre as teorias em torno do RBD

O saudoso conjunto musical RBD teve seu término em 2008, mas até hoje continua vivo na memória de seus fãs, e nas teorias da conspiração de uma parcela deles. Definitivamente o grupo não vai voltar, e embora seja uma informação obvia, ainda existe pessoas que acreditam que seja questão de tempo, e que em breve veremos os seis integrantes dividindo o mesmo palco outra vez.

Não há nada que comprove o retorno do grupo, todos os envolvidos do projeto não afirmaram se quer uma vez que isso fosse acontecer. E embora muitos veículos de comunicação tenham divulgado notícias diferentes desta, isso não é real.

Nas últimas semanas, foi colocado a venda no iTunes uma música, onde os meios de comunicação do entretenimento latino informaram ser canção inédita do RBD. Para quem acompanha os mexicanos sabem que o single trata-se de Llévame, uma música que se tornou conhecida um pouco após o término do grupo, e que é uma composição de Dulce Maria e Alfonso Herrera.

A ex-ruiva se mostrou chateada e soltou o verbo em relação a atitude ilegal. “Era uma música alternativa para o ‘Adiós’, que não ficou no disco, então eu dei de presente. Isso faz muito tempo. Faz oito anos. De repente, me entero que está aí como se fosse do RBD, com uma capa alternativa e não sei o quê. Não é legal. Não é legal, nem é do RBD. Era obviamente, sim, para o ‘Adiós’, mas… está aí algo estranho. Está muito complicado. Estão fazendo isso com todos os discos de ‘Rebelde’, desde o primeiro, então é muito complicado fazer algo”. Veja o vídeo:

 

Llévame alcançou o 3º lugar no ranking de vendas do iTunes no Brasil, 11º no Peru, 41º na Espanha e 149º no México. Alguém está lucrando de forma ilegal, ou seja,  as notícias recebidas por meio do perfil @RBDOfficialBand  são falsas. Eles haviam informado que eram um equipe encarregada pelo material discográfico do grupo RBD, inclusive nós do Latinos Brasil pedimos desculpas pelo furo da notícia que demos em relação ao lançamento deste single.

O material fonográfico do grupo na plataforma de compras iTunes, estão sendo disponibilizados em contas que não pertencem aos detentores dos direitos autorais do extinto grupo. Inclusive, o Pedro Damián, idealizador do grupo RBD, e Luis Luisillo, produtor associado,  desmentiram a existência de contas oficiais representando a imagem do grupo nas redes sociais.

O RBD sem sombra de dúvidas foi o maior fenômeno do pop mexicano e um dos maiores da música latina. O grupo realizou turnês em vários lugares do mundo, sendo um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. Como todos sabem, Anahí, Alfonso Herrera, Dulce Maria, Christian Chávez, Christopher Uckermann, e Maite Perroni, deixaram de ser os personagens da escola Elite Way para serem ídolos de uma legião de fãs. Grupo surgido de uma novela, no qual se tornou realidade, mas que após o término parece que transforomou a vida do fandon em uma trama mexicana. Sigam os fatos que comprovam isso:

 

A NOVELA QUE A VIDA DE FÃ DO RBD SE TORNOU

 

Capítulo 1As passeatas

Em 15 de agosto de 2008 foi feito o comunicado oficial do fim do grupo, um fim que deixou engavetado diversos projetos prometidos, como por exemplo o filme, a 2° temporada da série La Família, 2° CD em inglês e o feat com os americanos do The Black Eyed Peas. Logo em seguida deram início a uma turnê de despedida, que foi concluída em dezembro em Madri, capital da Espanha. Os fãs não aceitaram muito bem a desintegração, e estimulados pela Anahí, organizaram passeatas contra o fim do RBD de forma simultânea em várias cidades do mundo. Em São Paulo, a Av. Paulista torno-se o local escolhido para as passeatas. Foram mais de 2 mil adolescentes segundo o Corpo de Bombeiros, com faixas e cartazes repletos de mensagens de apoio ao grupo em meio aos gritos de “RBD, eu te amo” e “Pra sempre RBD”.

 

Capítulo 2 – #NoTeMetasConRBD

Em julho de 2012, os órfãos do RBD foram pegos de surpresa. Ao tentarem assistir alguns vídeos oficiais, como clipes no Youtube no canal da gravadora EMI MUSIC (gravadora que agenciava a banda na época) tinham sido bloqueados.

Via Twitter, Christian Chávez e Maite Perroni, se pronunciaram. Os tweets você confere logo abaixo:

#NoTeMetasConRBD entrou no Trendigs Topics global, assim como a frase e “Nadie puede borrar RBD EMI MUSIC” (Ninguém pode apagar RBD EMI MUSIC). Quem entrou pra polêmica também foi a youtuber Camilla Uckers, que se tornou conhecida pela frase Safadeza Oculta, após corrigir o portal da globo que escreveu em uma nota escrevendo RDB, invés de RBD. A cearense lançou uma campanha para enviar os caixões do RBD para a sede da EMI Music em São Paulo. Confira o vídeo:

Pelo menos  300 caixões foram recebidos na sede, sendo motivo de muita gargalhada dos funcionários sem saber o que fazer.

CAPÍTULO 3 – Tira o casaco, põe o casaco

Os corações dos fãs do RBD estão sempre sendo pirraçados, e até o Spotify ficou pregando peça neles.  Em abril, a plataforma incluiu  em seu catálogo o álbum “Nuestro Amor”, depois de terem retirado toda discografia em 2015. A alegria durou pouco, pois no dia seguinte o serviço de streaming removeu outra vez. Nem deu tempo de ouvir direito, vale lembrar que em 2016 tinham colocado as músicas do sexteto, mas retiraram de novo. Atualmente esse é o único conteúdo dos mexicanos na plataforma:

CAPÍTULO 4 – Documentário

O documentário com imagens inéditas do RBD foi prometido por Pedro Damián para abril de 2016, portanto até agora nada. Oficialmente, a causa do atraso está nos direitos autorais das canções do sexteto. Quando os fãs estão prestes a desacreditar no lançamento do material, o criador de Rebelde aparece dando declarações que ainda está trabalhando no projeto e que ele é sua prioridade. E claro que os meios de comunicação aproveitam da situação para criar rumores da volta dos rebeldes.

 

CAPÍTULO 5 – O REENCONTRO

Desde o primeiro ano de separação dos integrantes há rumores de reencontro profissional. Estes últimos meses houve uma comoção dos fãs após o criador da novela Rebelde se encontrou com Christián Chavéz, e juntos, avisaram que estavam preparando surpresas para a “nova geração”.

O rumor ganhou mais força quando os dois dois se encontraram com Anahí, e publicaram uma imagem com a legenda: “Tramando”.

Pedro não parou por aí, e se encontrou também com Dulce Maria:

Isso foi um prato cheio para as teorias da conspiração começarem a surgir, mas elas são quebradas pelos seguintes fatos. Os integrantes não tiveram reunião para discutir essa possibilidade, e Maite Perroni por exemplo, ao ser questionada sobre um suposto projeto com o grupo, ela fez a seguinte declaração: “Se acontecesse de estar os seis novamente em um palco, eu não perderia a chance de curtir com eles”, teria dito. “Se não fossemos realmente os seis e não conseguíssemos que estivessem todas as peças e elementos, eu ficaria melhor com os meus próprios projetos”. Finalizou a morena.

Sendo assim, dá a entender que não houve conversa entre eles, mas que ela aceitaria caso estivessem todos os integrantes, o que ainda deixa mais difícil acontecer já que Alfonso Herrera declarou em suas redes sociais que não volta a cantar em resposta a uma fã.

Ou seja, tudo indica que não teremos dois integrantes no reencontro, e RBD sempre será 6, não 5, ou 4.

THE END (?) <- Isso até lembra o final da novela Rebelde

Vamos ver o que acontece nos próximos capítulos. Em 2018 o RBD completa 10 anos de separação, e como vimos, muita coisa aconteceu na vida dos fãs, assim como na vida dos integrantes também. Embora fosse incrível e nostálgico poder reviver tudo o que de maravilhoso foi vivido durante os 4 anos do RBD,  temos que reconhecer e aceitar que agora os integrantes estão em busca do seu próprio crescimento pessoal e profissional.

Alfonso tendo que largar seus projetos não seria beneficio pra ele, pois hoje seu sucesso é comparado à elite do entretenimento latino. Dulce Maria está com o álbum DM onde demonstra todo seu amadurecimento, Maite Perroni é sucesso garantido independente do lugar, e desfruta do ótimo desempenho de Loca nas plataformas digitais, Anahí não lota shows por simplesmente optar não faze-lo, mas seu último CD, Inesperado, é colecionador de boas críticas mesmo sem promoção do mesmo. Christian apesar de não estar muito na mídia, lançou projeto musical depois do RBD e continua ativo na atuação, tendo a novela Despertar Contigo como trabalho mais recente, e por fim Christopher está atualmente cheio de mistério com seu novo projeto La Revolucion de los Ciegos  que dará inicio no Brasil no próximo mês, para mais informações clique aqui.

Enfim, o reencontro no momento seria um passo dado pra trás na carreira de todos, quem sabe mais pra frente em um programa especial, ou um show único no México para recordar. Mas devemos por um ponto em todos os rumores, há pessoas se aproveitando da ingenuidade e carência dos RBDmaníacos. Devemos ser sensatos e não  acreditar em tudo o que é publicado, somente dos que foram envolvidos no saudoso projeto Rebelde e RBD.

 

Avatar

Formado em jornalismo, amante de séries e filmes. Ouvinte de música latina e sertaneja. Pacífico e observador.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Especial LB: RBD é o homenageado da semana no LatinosBrasil | LatinosBrasil

  2. Pingback: Atriz Angelique Boyer canta tema do RBD no Programa Hoy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *