Há 11 anos uma geração começava do zero | LatinosBrasil

Sabe aquela sensação de que os anos estão se passando muito rápido? Pois então, parece que foi ontem que o quinto álbum do saudoso RBD era lançado mundialmente. O disco intitulado como “Empezar desde cero“, completou nesta terça-feira (20), exatamente onze anos.

Os mexicanos demonstraram nesse trabalho sua evolução, tanto nas letras como nas vozes. Composto por  treze faixas, foi gravado em Los Angeles e na Cidade do México, e contou com as composições de alguns membros do grupo, como Alfonso Herrera e Christopher Uckermann, responsáveis pelas letras de Si No Estas aqui, e Sueles Volver, respectivamente.

Maite Perroni, e Dulce Maria também tiveram suas colaborações reconhecidas após o lançamento da versão  “Fan Edition“, onde escreveram Talvez Mañana, e Te daria todo. Assim como o próprio título do álbum sugere, o sexteto estava começando do zero, um recomeço na carreira. 

O projeto fonográfico recebeu críticas, e em sua maioria positivas, tanto que recebeu indicação ao Grammy Latino em 2008 na categoria “Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla”. Seu processo de divulgação deu início no dia 4 de outubro de 2007, no “Dia Mundial do RBD“, quando o grupo realizou uma coletiva de imprensa.

Jason Birchmeier, do portal Allmusic Guide, descreveu o disco como o álbum “menos divertido do grupo”, ao mesmo tempo em que afirmou que até quem não gostava de RBD poderia se surpreender e gostar do som dos mexicanos.

Já Judy Cantor-Navas, editor do portal Rhapsody, assim como Jason, afirmou que o álbum sinalizava uma fase mais madura da banda. Em contrapartida, Rafael Sartori, editor do portal Território da Música, afiliado ao Portal Terra, acreditava que o novo som do RBD demonstrava um pop simples e preguiçoso, com arranjos e melodias voltados para o público infantil. Será? Extraña Sensación e No Digas Nada são bem infantis mesmo … só que não.

Bom,  a repercussão foi boa, Empezar desde cero estreou na 6° posição da tabela mexicana Mexican Albums Chart, e obteve, ao longo de 43 semanas, o 4° lugar como posição de pico nesta parada. Nos Estados Unidos, o disco entrou para a parada dos discos mais vendidos da Billboard 200, na sexagésima posição, e permaneceu por cinco semanas nesta colocação antes de sair definitivamente.

O primeiro single, “Inalcanzable“, chegou às rádios do mundo todo em outubro, preparando o caminho para o lançamento. Logo na sequência veio, “Empezar Desde Cero“, single solo da Maite, que rendeu um clipe divertido e colorido. O último foi “Y No Puedo Olvidarte”, e estes singles, com exceção do último, figuraram em várias paradas musicais pelo mundo, entre elas a Hot latin songs e a Latin Pop, ambas da Billboard, nas quais atingiram a primeira posição.

Um feito maravilhoso dessa fase foi a Empezar Desde Cero World Tour, a terceira turnê mundial do grupo. Com um palco mais simples, ao todo levaram um milhão e trezentos mil pessoas para assistir a turnê que contou com 43 apresentações.

O DVD responsável pelo registro foi gravado no distrito federal, no dia 21 de abril de 2008 durante o 48º aniversário da capital federal brasileira. O projeto ficou intitulado como Live in Brasilia, onde o grupo cantou para aproximadamente 200 mil pessoas.

Uma geração foi marcada com o RBD, e hoje só nos resta recordar esses momentos maravilhosos escritos por estas 6 estrelas. O álbum antecedeu o último disco do grupo, que mesmo com uma legião de fãs, encerraram essa história em momento saudável, sem desavenças, e sem cair no esquecimento. Simplesmente foi a hora de recomeçar do zero para que cada um buscasse seguir seu próprio caminho.

Mas e aí qual é sua faixa preferida do álbum Empezar Desde Cero?

 

Formado em jornalismo, amante de séries e filmes. Ouvinte de música latina e sertaneja. Pacífico e observador.

Comentários