Maluma é o artista da semana no LatinosBrasil

O nosso especial da semana passada foi com o Michael Ronda, que está com data marcada para desembarcar no Brasil, e nada melhor que seguir o nosso especial com outro astro que virá para uma tour em nosso país em novembro. Maluma foi o vencedor da enquete da semana com 53% dos votos no Twitter, então vamos relembrar um pouquinho da vida e carreira do colombiano.

Juan Luis Londoño Arias, conhecido internacionalmente por Maluma, nasceu no dia 28 de janeiro de 1994 em Medellín. O cantor, compositor e performer, bombou em 2013 onde começou sua consolidada carreira musical na América Latina, chegando a ser premiado em vários prêmios de relevância internacional.

Filho de Marlli Arias e Luis Fernando Londoño, a origem de seu nome artístico se deu por conta da junção dos nomes de seus pais com o da irmã: Manuela Londoño Arias.

Desde criança, o reggaetonero já cantava em reuniões de família e para seus amigos, até que um dia seu tio o levou para conhecer um estúdio de gravação, e ele se apaixonou.  Apesar disso, Maluma chegou a se dedicar à carreira no futebol durante oito anos, onde chegou a jogar nas divisões de base de equipes importantes da Colômbia como Atlético Nacional e La Equidad, mas teve que escolher entre o esporte e a música.

 

Foi aos 17 anos, que após o lançamento de “Falandurela” o fez conhecido musicalmente, e assim a Sony Music Latin teve interesse pelo garoto, tendo logo o contrato assinado. Após o fechamento com a gravadora, veio o primeiro single, intitulado como “Loco“, e em seguida “Obsesión“, faixas que fizeram parte do no 1° álbum, chamado “Magia“.

O CD conquistou o disco de ouro na Colômbia por vender dez mil cópias, e depois que “Obsesión” foi lançado, veio o single “Pasarla Bien“, que chegou ao terceiro lugar na lista colombiana da National Report, sendo seu primeiro sucesso a chegar ao top 5.

As coisas foram acontecendo depressa na vida do artista, pois logo ele foi indicado ao Premios Shock 2012 como artista revelação, pois foi nesta época que ele estava fazendo sucesso duplo com os dois últimos singles do primeiro álbum, as músicas Primer Amor e Miss Independent.

Logo o nome do primeiro single de um novo projeto fonográfico foi divulgado: La temperatura. O tema é um dueto com o cantor porto-riquenho Eli Palacios, que chegou à sétima posição da National Report, e a primeira música da carreira a entrar na lista latina da Billboard.  Desde então seu nome estava estampado em diversos lugares importantes da música, como na lista Tropical Songs, Latin Pop Songs, além de chegar à quarta posição da Latin Rhythm Airplay. Foi também destaque na MTV Europe Music Awards na categoria Melhor Artista Latino-Americano e indicado ao Grammy Latino, como Artista Revelação.

 

Em 2014, ganhou o título de artista do ano pela MTV Millennial Awards e de artista colombiano favorito no Kids Choice Award. O segundo álbum então saiu do papel, ganhando o nome de “PB.DB The Mixtape“, e após o sucesso com “La temperatura“, mais três singles foram lançados, sendo eles: “Addicted“, “La curiosidad” e “Carnaval“. Foi neste mesmo ano que Maluma fez uma parceria com o brasileiro, Lucas Lucco. Juntos eles cantaram a música “Princesinha” na gravação do DVD do sertanejo na cidade de Patrocínio, em Minas Gerais.

 

Em 2015 veio o álbum Pretty Boy, Dirty Boy, e com ele os sucessos “El perdedor“e “Borro Cassete“. Maluma além de promover seus trabalhos, contribuiu fazendo parceria com outros nomes da música, uma delas foi com a com Thalía no single “Desde Esa Noche” , que faz parte do álbum “Latina”  da nossa eterna Maria do Bairro. Mas foi ao participar do single “Sim ou Não” da cantora Anitta, que fez o cantor bombar no Brasil ao lado da carioca.

Na época rolaram boatos que os dois estavam tendo um affair durante a passagem da cantora pela Colômbia. Nunca houve essa confirmação, ambos sempre declararam serem bons amigos, sendo assim, Anitta trouxe o colombiano para realizar alguns shows com ela no Brasil, e nós do Latinos Brasil comparecemos em uma das apresentações, confira clicando aqui.

Hoje em dia a relação dos dois deu uma estremecida por alguns conflitos internos, o que gerou muita fofoca nas redes sociais e nos sites de entretenimento. Essa não foi a única polêmica na carreira do cantor, um outro assunto que rendeu foi por conta de algumas músicas no repertório de Maluma, pois as letras delas foram consideradas machistas. O artista compôs Cuatro Babys, um tema com mais de 780 milhões de visualizações no YouTube, mas também com uma legião de críticos. Outra faixa que veio foi  “Felices Los 4”, um sucesso estrondoso, inclusive aqui no Brasil, onde fala sobre homens e mulheres igualmente livres e infiéis.

O single rendeu números 1 semanais na Billboard Latina dos Estados Unidos, uma presença mensal entre os 50 primeiros lugares da lista global do Spotify desde seu lançamento. “Felices los 4” está próximo de completar 1 bilhão de visualizações no YouTube, e de quebra tem uma segunda versão salsa com Marc Anthony.

Por falar em versão, El perdedor ganhou uma outra, tendo a mescla do espanhol com o português, já que o colombiano fez uma parceria com a dupla Davi e Bruninho.

Sua história com o Brasil foi sendo escrita aos poucos, e em julho deste ano, o cantor subiu ao palco do Villa Mix Festival, em Goiânia, para um show inesquecível. Foi o primeiro show solo em nosso país, sendo a atração principal do evento, além de ter sido responsável por encerrar a segunda e última noite de shows, tendo sua transmissão ao vivo pelo canal Multishow.

 

Site Caras (AgNews)

Agora voltando pro mercado gringo, o reggaetonero hitou também ao lado da colombiana Shakira, na música “Chantaje“. São tantos nomes que já dividiram a voz ao lado de Maluma, além dos citados, temos na lista os cantores Nick Jam, Rick MartinFifth Harmony, Carlos Vives, entre outros.

Pra quem não sabe, o artista está no elenco da nova temporada do programa “La voz”, uma versão do The Voice no México. Ele foi promovido para a versão adulta do concurso de talentos após vencer a versão infantil – “La Voz Kids”. E pra quem não se contenta com o astro apenas nos palcos cantando, ou como juri de um reallity, em breve poderá vê-lo no filme argentino “Huellas“, clique para saber mais.

Bom, nosso especial termina por aqui, e se você está com saudade do Maluma no Brasil, pode comemorar, pois ele estará de volta ao país em novembro. Confira aqui as datas e locais, e claro, já reserve seu ingresso. Voltamos na próxima semana com mais uma matéria recheada de informações do artista escolhido. Nos acompanhe nas redes sociais para votar no seu ídolo em nossas enquetes que rolam no Twitter.

 

Avatar

Formado em jornalismo, amante de séries e filmes. Ouvinte de música latina e sertaneja. Pacífico e observador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *