Com “As Aventuras de Poliana”, SBT quebra novo recorde da emissora

Na última quarta-feira (16), o SBT estreou sua nova novela “As aventuras de Poliana“, protagonizada por Sophia Valverde. Diferente das anteriores, a trama não se trata de um remake latino, e sim uma adaptação do livro americano “Pollyana”, romance de Eleanor H. Porter, publicado em 1913.

Sophia Valverde

Uma aposta ambiciosa do canal de Silvio Santos, já que conta com uma produção muito maior que suas antecessoras “Carinha de Anjo”, “Cúmplices de um Resgate”, “Chiquititas” e “Carrossel”. Ainda que ela busque seguir a mesma linha estética apresentada, se mostrou mais grandiosa com mais cenários, como imagens registradas no nordeste.

Não sabemos se rotular a trama de infantil ainda seja válida, já que as novelas desta grade no SBT é capaz de reunir desde o irmão mais velho, até o vovô e a vovó. Digamos que seja uma programação familiar, onde aborda de temas mais leves, divertidos, e as vezes emotivo. Sem tocar em assuntos contemporâneos, é um acerto, não que as outras emissoras estejam erradas, mas é bom diversificar e ter alternativas na TV aberta.

Sua estreia alavancou a audiência da emissora. O folhetim escrito por Íris Abravanel fechou com 15,0 pontos de média e 17,7 de pico, contra 8,2 da Record. A Globo liderou com 27,3 segundo dados consolidados da Grande São Paulo. O feito não tinha sido visto desde a estreia de “Cúmplices de um Regaste“, protagonizado por Larissa Manoela, que também faz parte do novo elenco. Chiquititas e Carinha de Anjo também haviam marcado bons pontos, com 14 de média. Já Carrossel, a primeira das infantis, estreou com 12, mesmo sendo a de maior repercussão, originando desenho animado, série, e dois filmes.

Larissa Manoela/Reprodução SBT.

A aposta no folhetim é tão grande, que já está sendo planejado que a novela fique no ar por um longo tempo.  “As Aventuras de Poliana” será a segunda novela mais longa entre as outras do SBT. Atualmente, Chiquititas lidera o ranking com 545 capítulos, mas possivelmente será batida pela nova trama, já que pretendem prolongar a atual por 2 anos.

Enfim, os números foram ótimos e superou a expectativa dos produtores, porém em seu primeiro capítulo houve algumas coisas que ficaram confusas, como a morte do pai de Poliana, que ficou mal explicada. Além disso, aparentemente a vilã da trama é a tia da personagem principal, mas na verdade não é. Interpretada por Milena Toscano, a fria tia Luísa nem ficará durante toda a novela, pois a mesma acabou ficando grávida durante as gravações e deve sair antes mesmo da metade da novela.

Milena Toscano/Reprodução SBT.

A verdadeira vilã, embora não aparente muito, pelo menos não agora de início, fica por conta de Débora, interpretada pela atriz Lisandra Cortez. Milena, de acordo com o jornalista Flávio Ricco, gravará mais um pouco, mas já está em suas últimas cenas. Mesmo assim, o contrato com o SBT será mantido até o fim. Thaís Melchior é quem assumirá as funções e passará a ser a “nova” tia de Poliana.

Entre erros e acertos, a novela se fez necessária e é um ótimo pedido para quem está afim de se entreter com a família. Dirigida por Reynaldo Boury, o enredo conta a história de maneira simples, sem exposição de situações pesadas do cotidiano. Poliana e sua família, faziam parte de uma trupe de teatro mambembe, que roda todo o Nordeste com um carro/casa/palco. Eles são chamados de Vagalume. Com os pais, Poliana aprende uma espécie de jogo para sempre ficar bem e ver o lado bom de tudo.

De repente,  os pais de Poliana adoecem e acabam falecendo. Sem ter o que fazer, Poliana acaba indo morar em São Paulo com a tia Luzia, uma mulher diferente de sua mãe. Amarga e dura, ela acaba restringindo a vida de Poliana.

Para quem perdeu os 3 primeiros capítulos e quer conhecer a trama, o SBT decidiu fazer um compilado que será transmitido neste sábado as 20h30. Conheça o elenco de “As aventuras de Poliana”:

 

Avatar

Formado em jornalismo, amante de séries e filmes. Ouvinte de música latina e sertaneja. Pacífico e observador.

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback: Do ceará para todo Brasil, Igor Jansen é uma das grandes revelações do SBT

  2. Pingback: Feliz com o novo projeto no SBT, Lisandra Cortez fala sobre sua personagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *