Friends foi uma série que conquistou gerações. Mesmo tendo terminado há 14 anos, ela continua um dos recordes de audiência com diversas reprises na TV a cabo e todas as temporadas disponíveis no Netflix.

Apesar de não investir tanto em continuidade como How I Met Your Mother, por exemplo, Friends foi uma das primeiras séries a seguir uma linha cronológica, com grandes mudanças na vida dos personagens que os afetavam durante vários episódios e até temporadas.

A maioria desses fatores recorrentes eram coisas mais sérias como empregos e relacionamentos. Mas um elemento que constantemente se repete durante a série e que nunca falha em arrancar risadas dos fãs mais fiéis são as running gags ou piadas contínuas, internas, aquelas que necessitam de um contexto (geralmente apresentado em outro episódio) para serem entendidas.

Aqui estão as 5 melhores piadas de Friends (segundo a humilde opinião da autora. Muitas outras chegaram bem perto de entrar nessa lista):

5- Bordões

Embora o bordão mais conhecido da série seja o “How You Doin’?” do Joey, todos os personagens possuem frases que eles repetem frequentemente durante a série, com uma entonação específica.

 Image result for monica i know Image result for phoebe oh no gif

Image result for joey how you doin gif Animated GIF Image result for ross hi

A Rachel diz “noooo!” quando acaba fazendo uma besteira, a Mônica: “I know!” quando alguém elogia suas habilidades, a Phoebe diz “oh no…” quando alguns de seus shenanigans dão errado, o Chandler “Could I (she/he/they/we) BE any more…” com uma ênfase sarcástica no “be” e o Ross volta e meia aparece com o “Hi…” mais depressivo da história.

4- Regina Phalange

Regina Phalange é o nome falso da Phoebe. Toda vez que ela precisa se passar por outra pessoa ela se apresenta assim e inclusive usa “phalange” para se referir a outras coisas inventadas.

Image result for regina phalange

O nome aparece bastante na série e teve um papel decisivo no último episódio, quando a Phoebe consegue atrasar o voo da Rachel para que o Ross a alcance ao dizer que “há um problema com a phalange esquerda do avião”

3- Ugly Naked Guy

Diversos elementos dos dois apartamentos são fruto de várias piadas na série, como o cachorro branco do Joey (que na vida real pertencia a Jennifer Aniston) e o armário misterioso na casa da Monica (que na realidade dava no backstage), mas talvez o mais icônico deles é o Ugly Naked Guy, um cara que supostamente vive pelado em casa e que mora em um prédio próximo ao dos amigos.

Related image

O rosto dele nunca é mostrado, (apesar de ter sido interpretado pelo mesmo ator que fez o Mr Treeger num episódio em que aparece deitado) mas os personagens vivem mencionando-o e comentando situações hilárias em que ele se encontra (que geralmente são cômicas por ele estar pelado). Ele é até mencionado como “Cute Ugly Guy” num flashback, implicando que ele ficou feio depois. O personagem permanece parte da gangue até o Ross comprar seu apartamento na quinta temporada.

2- Bater de punhos (a forma Geller de dar o dedo do meio)

Em The One With Joey’s New Girlfriend (T04E05), a Monica explica que quando ela e o Ross eram pequenos ele inventou uma forma de dar dedo sem que os pais percebessem: batendo os dois punhos das mãos. Pelo resto do episódio vários personagens repetem esse gesto uns pros outros e isso se estende ao longo da séria.

Image result for giving the finger friends

Isso não só foi uma piada interessante como quebrou um galho para censura. Como em Friends eles não podiam falar palavrões piores que “bitch” ou realmente dar o dedo, isso serviu como uma ofensa que os personagens podiam usar e a audiência entenderia. Se algum dia alguém bater os dois punhos pra você com uma cara irritada, as chances são que essa pessoa é fã de Friends. Apenas cante “So no one told you life was gonna be this way?…” que ela vai suspender a raiva pra bater as palminhas.

1- WE WERE ON A BREAK!

Finalmente, provavelmente a piada interna que mais durou em Friends foi “WE WERE ON A BREAK!”. Em “The One Where Ross and Rachel Take a Break”, os dois dão um tempo no relacionamento (o que dura menos de uma noite) e o Ross acaba passando a noite com a garota da copiadora perto do prédio do grupo. Isso sabota todo o relacionamento e eles terminam de vez. A questão é que o Ross passa a insistir após isso que eles tinham dado um tempo e portando a Rachel já devia tê-lo perdoado.

Related image

A piada dura até o final da série, literalmente o último episódio. Todos os personagens acabam brincando com a situação e o Ross continua mencionando isso sempre que algo acontece entre ele e a Rachel. Mesmo após o final da série é visível que eles nunca chegaram a um consenso e o fato de se eles estavam ou não estavam “on a break”, bem como as atitudes de ambos personagens em relação ao término tornaram-se tópicos de grandes discursões entre os fãs.