Artistas da Universal Music lideram indicações do Latin Grammy

 

Músicos da gravadora Universal Music são grandes nomes na 20° premiação do Latin Grammy. Como se já não bastasse isso, Juanes é o homenageado da noite e Alejandro Sanz é o grande destaque, com oito nomeações. Universal Music Brasil também lidera em número de indicações nas categorias de língua portuguesa

O destaque da premiação é o cantor Tiago Iorc, que concorre em duas categorias, Canção do Ano”, com a música “Desconstrução”, na qual disputa junto a outros artistas latinos, e “Melhor Canção em Língua Portuguesa”.

Na manhã da última terça-feira (24), a Academia Latina da Gravação™ anunciou os indicados ao 20ª Latin GRAMMY®, homenagem internacional que celebra a excelência da música latina e dos profissionais da indústria da música. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 14 de novembro, em Las Vegas, Estados Unidos.

Na edição deste ano, a Universal Music Group conta com o maior número de artistas indicados nas principais categorias (gravação, música, álbum, artista revelação) e ainda lidera nas categorias regionais mexicana e de língua portuguesa. Além disso, os produtores exclusivos Andrés Torres e Mauricio Rengifo foram nomeados na categoria “Produtor do Ano”.

Nomes importantes da cena musical latina estão concorrendo, como J Balvin, Luis Fonsi, Alejandro Sanz, Sebastián Yatra, Andrés Calamaro, Christian Nodal, Daddy Yankee, Juanes, Juan Luis Guerra, Greeicy, Aitana, Cami, Morat, Mon Laferte e os brasileiros Tiago Iorc, Paula Fernandes, ANAVITÓRIA, Mahmundi e As Bahias e a Cozinha Mineira, que compõem o cast da Universal Music Group.

O cantor espanhol Alejandro Sanz é o maior indicado desta edição, concorrendo em oito categorias, entre elas a de “Melhor Álbum Vocal Pop” por “#El Disco”. Já o cantor Luis Fonsi disputa na categoria “Álbum do Ano”, com “Vida”. O dominicano Juan Luis Guerra foi indicado em quatro categorias, dentre as quais “Gravação do Ano”, por “Kitipun”. Andrés Calamaro também concorre em quatro categorias, entre elas a de “Melhor Álbum de Pop / Rock”, por “Cargar La Suerte”.

LEIA MAIS: Precisamos falar sobre o álbum Vida do Luis Fonsi

O cantor e compositor colombiano e filantropo, Juanes além de receber três indicações ao prêmio, é o grande homenageado desta edição como “Person Of The Year”. A homenagem é concedida a músicos de herança ibero-americana por suas realizações artísticas na música latina e por seus esforços humanitários. Já receberam esse reconhecimento Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marc Anthony, Plácido Domingo, Emilio Estefan, Glória Estefan, Vicente Fernández, Julio Iglesias, Carlos Santana, Alejandro Sanz e Shakira, entre outros. Juanes foi nomeado duas vezes na categoria “Gravação do Ano”, pelas canções “La Plata” e “Querer Mejor”.

 

O cantor Sebastián Yatra também está indicado em três categorias, entre elas a de “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo”, por “Fantasía”. O cantor e compositor mexicano Christian Nodal concorre com o álbum “Ahora”, na categoria “Melhor Álbum de Música Rancheira” e em mais duas categorias. Já o cantor colombiano J Balvin concorre com duas canções, “Caliente” e “Con Altura” na categoria “Melhor Canção Urban”.

LEIA MAIS: Precisamos falar sobre o álbum Fantasia do Sebastian Yatra

Com a música “Con Calma”, o cantor porto-riquenho Daddy Yankee disputa na categoria “Melhor Fusão / Interpretação Urbana”. A banda mexicana Morat foi indicada na categoria “Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo” pelo álbum “Balas Perdidas”. A cantora Mon Laferte concorre na categoria “Melhor Álbum de Música Alternativa”, com “Norma”. E as cantoras Aitana, Greeicy e Cami estão concorrendo na categoria “Artista Revelação”.

Entre os artistas brasileiros indicados o destaque da premiação é o cantor Tiago Iorc, que concorre em duas categorias: “Canção do Ano”, com a música “Desconstrução”, na qual concorre junto a outros artistas latinos, e “Melhor Canção em Língua Portuguesa”. Já na categoria de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” foram indicados o duo ANAVITÓRIA, com “O Tempo É Agora”, o trio As Bahias e a Cozinha Mineira, com o álbum “Tarântula”, e Mahmundi, com “Para Dias Ruins”. A cantora Paula Fernandes foi indicada pelo álbum “Hora Certa”, na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”.

A Universal Music Christian Group também está concorrendo na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Português”. A cantora Adriana Arydes concorre com o álbum “Sagrado”, lançado em julho de 2018, o cantor e compositor Eli Soares disputa na mesma categoria com o álbum “360 Graus”, lançado em abril deste ano, enquanto o grupo Preto no Branco concorre com o álbum “Preto no Branco 3”, apresentado em março deste ano.

Confira a lista com todos os indicados clicando aqui.

 

Avatar

Formado em jornalismo, amante de séries e filmes. Ouvinte de música latina e sertaneja. Pacífico e observador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *